Com o passar dos anos, começamos a notar os efeitos da idade agindo de maneira mais clara em nós. Talvez, se nós conhecêssemos os efeitos dos Fios de PDO a mais tempo, não sentiríamos os efeitos de forma tão pesada.
Pequenas rugas se formando ou a pele com uma aparência mais flácida são apenas dois dos sinais indicadores de que talvez esteja na hora de recorrer a procedimentos estéticos, como a aplicação de Fios de PDO. Você os conhece?
Preparamos um artigo completo mostrando tudo o que você precisa saber sobre esse procedimento que promete retardar os efeitos do tempo tão evidentes no nosso corpo. Boa leitura.
O que são os fios de PDO?
Também conhecidos como Fios de sustentação, os Fios de polidioxanona (PDO) são sintéticos e biodegradáveis. Já são bastante populares no campo cirúrgico há anos, porém são mais utilizados nas cirurgias plásticas.
Com a evidência dos seus benefícios a curto, médio e longo prazo, a sua popularidade tem aumentado com bastante força nos últimos anos e tem se tornado o queridinho de quem busca uma aparência mais jovem.
Quais são os tipos de Fios de PDO?
Existem 3 tipos diferentes de fios de PDO: lisos, parafusos e espiculados. Cada um deles possui uma função específica para cada resultado esperado. Confira.
- Lisos
Eles promovem a sustentação da pele e melhoram a tensão da área aplicada, agindo como uma malha.
Costumam ser aplicados na região superior ao lábio, no pescoço e em pequenas rugas do rosto, além de poder ser aplicado na “bolsa dos olhos”, logo abaixo da pálpebra.
Por estimular a produção natural de colágeno, seus efeitos podem durar mais que o triplo do tempo que leva para ser absorvido pelo organismo.
- Parafusos
Possuem efeitos e indicações semelhantes aos lisos, com um diferencial: têm um resultado mais preenchedor do que o primeiro.
Assim como o liso, ele é praticamente indolor, especialmente quando utilizada anestesia tópica antes do procedimento, o que promove menos desconforto ao paciente.
- Espiculados
Os espiculados são assim chamados devido às pequenas garras bidivergentes de seus fios.
Além de também promover a produção natural de colágeno, esse tipo de fio promove um efeito lifting mais acentuado.
Apesar de causar esse efeito, os resultados ainda são um pouco distantes de um procedimento cirúrgico.
Há alguns anos, se utilizavam fios permanentes, porém, devido aos efeitos desagradáveis que eles poderiam causar tanto a longo quanto a curto prazo, caíram em desuso e hoje se utiliza apenas os fios biodegradáveis, que são os citados acima.
Como funciona o tratamento?
Assim como a maioria das opções modernas para quem quer corrigir imperfeições no rosto, o tratamento de aplicação dos fios de PDO não chega a ser cirúrgico.
Ele é minimamente invasivo, realizado com anestesia local, seguro e muito eficiente no combate ao envelhecimento e surgimento de rugas na face.
Antes de tudo, é necessário fazer uma avaliação individual com um esteticista. Com isso, é possível fazer o planejamento e mapeamento facial completo: onde serão aplicados, a quantidade necessária para alcançar o objetivo do paciente.
O número de fios pode variar entre 4 e 10, a depender do resultado desejado, do local de aplicação, do grau de flacidez e do tipo de fio que será utilizado no procedimento. Tudo isso é determinado pela avaliação do profissional.
Com todo o mapeamento facial e planejamento feitos, a aplicação é realizada através de microcânulas, que é um tipo de agulha fina atraumática, ou seja, que não causa trauma à pele.
Sendo assim, o procedimento não chega nem a deixar cicatrizes, por menores que as agulham sejam, com as perfurações se fechando quase que instantaneamente.
Quais os efeitos imediatos e efeitos colaterais à aplicação?
Alguns tipos de fio já trazem efeitos imediatos à aplicação, como é o caso dos fios espiculados, que normalmente já dão o efeito lifting imediatamente após a aplicação.
Como é esperado de qualquer procedimento estético, a região da aplicação pode ficar levemente dolorida, com inchaço e pequenos hematomas, variando de acordo com o tipo de fio aplicado.
Contudo, esse efeito colateral costuma ser leve e não demora a sumir completamente.
Quando devo buscar a aplicação de fios de PDO?
Os fios de PDO são perfeitos para pacientes que apresentem um certo grau de flacidez tecidual ou que simplesmente queiram prevenir seu surgimento.
Como cada caso é particular, algumas pessoas começam a perceber graus elevados de flacidez em diferentes idades e momentos da vida, porém, a partir dos 25 anos já é possível realizar o procedimento.
Existem áreas mais recomendadas para a aplicação?
Apesar de serem mais popularmente aplicados no rosto, os fios de PDO também podem ser utilizados em outras partes do corpo atingidas pela flacidez, como abdômen e braços.
No rosto, eles podem ser aplicados até em locais mais delicados, como entre as sobrancelhas e nos famosos pés de galinha. Por possuir um efeito lifting, também é bastante popular nas bochechas.
Quais cuidados tomar após a aplicação?
Nas primeiras 48 horas após o procedimento, é recomendado utilizar compressas geladas para amenizar os possíveis inchaços e incômodos que possam aparecer.
É importante evitar fazer massagem na região ou pressioná-la, como dormir com o rosto virado para o travesseiro. Também é importante que o paciente não realize esforço físico elevado por até 5 dias após o procedimento.
Vale a pena fazer a aplicação de fios de PDO?
Como um procedimento seguro, minimamente invasivo e com resultados a curto, médio e longo prazo, os fios de PDO são um recurso muito interessante.
Como ele proporciona a produção natural de colágeno, o resultado é uma pele com uma aparência rejuvenescida por cerca de 2 anos após a aplicação dos fios.
Os resultados se tornam mais visíveis após 6 meses, mas dependendo do tipo de fio utilizado, um leve lifting já é perceptível após o procedimento.
Além de tudo, comparado a outros procedimentos estéticos, invasivos ou não, a aplicação dos fios de PDO possui um custo baixo, ainda mais diante dos benefícios.
Gostou do conteúdo, quer entender como os fios de PDO podem te ajudar a reconquistar a sua autoestima e te deixar mais linda e confiante? Toque no link para falar com a nossa equipe e agende uma avaliação.