Saiba tudo sobre Bioestimuladores de colágeno

Compartilhe este Post

Pele flácida, sem elasticidade, sem aquele brilho natural. Tudo isso é consequência da perda de colágeno ao longo dos anos, tanto nos homens quanto nas mulheres. Nesses casos, um tratamento com bioestimuladores de colágeno é a solução que você precisa.

Estudos afirmam que, a partir dos 30 anos, nós perdemos cerca de 1% da produção de colágeno ao ano, e isso fica mais intenso nas mulheres na menopausa, chegando aos 2%.

Então, como solucionar esse problema? Como falamos acima, a aplicação de bioestimuladores de colágeno pode ser aquilo que você busca. Confira o artigo abaixo e saiba tudo sobre eles. Boa leitura

O que são os bioestimuladores de colágeno?

O colágeno é uma proteína de rápida absorção encontrada e produzida naturalmente em várias partes do nosso corpo: ossos, pele, cartilagens, tendões e até cabelo. Além disso, ela representa cerca de 25% de toda proteína do nosso corpo.

Com uma proteína tão relevante e importante em falta, é normal buscar formas de repor essa deficiência, tanto por questões estéticas quanto de saúde.

Os bioestimuladores de colágeno são uma opção segura, minimamente invasiva e eficaz para isso.

Com a recente popularização nos consultórios de estética e dermatologia no Brasil, hoje é possível encontrar diversas opções do produto de acordo com o resultado desejado e com a necessidade específica do paciente.

Só é possível aplicar bioestimuladores no rosto?

Como existem diversos tipos de bioestimuladores e diversas partes do corpo que necessitam dessa proteína, hoje é possível fazer a aplicação de acordo com a necessidade do paciente.

A aplicação é recomendada em regiões que tendem a ficar mais flácidas com o tempo, onde se perde a definição de contorno e gordura.

No rosto, é mais comum de se ver a aplicação nas bochechas, no pescoço e na região do queixo para evitar a famosa papada. Já no corpo, é popularmente usado nas coxas, bumbum, braços e abdômen.

Lembrando que uma avaliação com um profissional é essencial para descobrir onde exatamente você precisa de aplicações.

Como o bioestimulador funciona no nosso corpo?

Cada tipo de bioestimulador age de uma maneira diferente, gerando um resultado diferente. Mas de maneira geral, eles começam a estimular a produção natural do colágeno e da elastina. 

Os resultados não são imediatos: os primeiros sinais só são notados a partir da quarta semana, em média. Porém se prolongam por anos, a depender do cuidado do paciente e da manutenção da aplicação.

Quais são os tipos de bioestimuladores de colágeno?

Como citamos acima, existe uma grande variedade do produto, variando de acordo com a necessidade e resultado esperado do paciente. Separamos alguns para vocês:

  1. Ácido polilático

Mais comumente aplicado no Rosto e regiões do corpo como pernas, glúteos, braços e abdômen.

Esse bioestimulador é recomendado para pacientes que buscam uma reestruturação da pele. Ele combate em especial a flacidez e garante uma maior elasticidade da pele.

  1. Hidroxiapatita de cálcio

Assim como o primeiro, esse também é indicado tanto para o rosto quanto para o corpo, com uma pequena diferença: além de bioestimulador, e dependendo da concentração, ele tem efeito preenchedor.

Possui um efeito maior no combate à flacidez da pele, melhorando sua qualidade.

  1. Policaprolactona

Com efeito preenchedor instantâneo, esse é um bioestimulador bastante multifuncional. 

Ele pode ser aplicado em locais mais delicados, maçãs do rosto, têmporas e bigode chinês, estimulando a produção de colágeno de forma mais evidente na região aplicada.

  1. Fios de PDO

Esse bioestimulador pode ser aplicado tanto no rosto quanto no corpo, e, assim como o policaprolactona, é viável em locais mais delicados, como na “bolsa” dos olhos, e na região da glabela.

Dependendo do tipo de fio, ele produz um efeito lifting imediato na pele, mas os principais resultados são notados a partir de 6 meses e tem um efeito prolongado de cerca de 2 anos.

Como funciona o tratamento?

Tudo parte de uma avaliação feita com um profissional da área, juntamente com o paciente.

Vários são os fatores considerados na hora de planejar o tratamento: se a pele do paciente é jovem ou não, qual o nível de exposição ao sol que ela sofre diariamente, quais são os resultados esperados pelo paciente.

Somente após realizar o planejamento, é possível mapear as áreas de aplicação do bioestimulador e qual tipo será utilizado para o procedimento.

Como é um procedimento estético não-cirúrgico, ele funciona exatamente como um tratamento: diversas sessões, com datas definidas e um produto em específico é utilizado.

Normalmente, são necessárias 3 sessões para pacientes mais jovens, com peles mais saudáveis; já para pacientes com peles mais deficientes em colágeno, esse número costuma subir para pelo menos quatro.

A aplicação dos bioestimuladores de colágeno é dolorosa ou causa algum efeito colateral?

Normalmente, o procedimento costuma ser indolor para a maioria dos pacientes. 

Se usa uma anestesia em pomada no local das aplicações para evitar desconforto e, no máximo, algumas horas de sensibilidade na área da injeção quando apalpado, porém não é comum haver inchaço e nem hematomas muito evidentes.

Quais resultados eu posso esperar a longo prazo?

Como os primeiros resultados só são mais evidentes após os primeiros meses depois da aplicação, existe uma leve ansiedade por parte dos pacientes. Porém, logo é possível notar a melhora na qualidade da pele. 

No rosto, é evidente a redução nas marcas de expressão, olheiras e os famosos pés de galinha. Já no corpo, é possível notar a redução de estrias e celulites relacionadas à flacidez. 

No geral, é possível perceber uma aparência mais jovial com uma sustentação maior da face de maneira extremamente natural.

Pois, cada tipo de procedimento tem um resultado diferente, portanto é bom estar bem alinhado com o profissional responsável sobre quais serão os benefícios de cada um deles.

Afinal, o que se pode dizer a respeito do uso de bioestimuladores?

Seguro, não-invasivo e eficaz.

Esse é o veredito sobre os bioestimuladores de colágeno, o mais novo queridinho das clínicas de estética.

Como dissemos acima, é sempre importante garantir que as expectativas estejam alinhadas com o resultado que você precisa e o que o procedimento pode oferecer.

Gostou do conteúdo, quer entender como os bioestimuladores podem te ajudar a reconquistar a sua autoestima e te deixar mais linda e confiante? Toque no link para falar com a nossa equipe e agende uma avaliação.

FIQUE POR DENTRO DO UNIVERSO DA HARMONIZAÇÃO OROFACIAL. RESGATE A SUA AUTOESTIMA COM O QUE HÁ DE MAIS MODERNO.

Veja mais...

Resgate a sua autoestima e sinta-se mais bonita e confiante?

Toque no botão para falar com alguém da nossa equipe.